segunda-feira, 18 de abril de 2011

Theravada III (Budismo)

*
Fundamentos do teravada
Em primeiro lugar, a filosofia teravada é um processo contínuo de análise da vida, não um mero conjunto de ética e ritual.
A teoria principal do teravada usa as Quatro Nobres Verdades, também conhecidas como as Quatro Verdades Sublimes.
 Na forma mais simples elas podem ser descrito como o problema, a causa, a solução e o caminho para a solução (implementação).
*
As Quatro Nobres Verdades
‘’As descrições formais das Quatro Nobres Verdades são do seguinte modo:
Dukkha (sofrimento): 
Este pode ser um tanto amplamente classificado em três categorias. 
Sofrimento inerente, ou o sofrimento de todas as atividades mundanas, o que se sofre no dia-a-dia: nascimento, envelhecimento, doenças, morte, tristeza, etc.
 Em sumo, tudo o que se alguém sente referente ao apego "paixão" e / ou associando com apego "ódio" estão englobados no termo. 
A segunda classe de sofrimento, chamado Sofrimento devido a Mudança, implica que as pessoas sofrem devido a se unir a um estado momentâneo, que é considerado "bom", quando esse estado é alterado, as coisas estão submetidas ao sofrimento. 
O terceiro, denominado ‘’Sankhara Dukkha’’, é o mais sutil. 
Seres sofrem simplesmente por não perceberem que eles são meros agregados sem identidade definida e imutável.
Dukkha samudaya (causa de sofrimento): 
O desejo, o que leva ao apego, é a causa do sofrimento. 
Formalmente isto é o termo ‘’Tanha’’. 
Pode ser classificada em três impulsos instintivos. 
Kama Tanha é o desejo de qualquer objeto de sensação agradável (que envolve a visão, audição, tato, paladar, olfato e percepções mentais). 
Bhava Tanha é o desejo de estar ligado a um processo contínuo, que aparece em várias formas, incluindo o desejo da existência. 
‘’Vibhava Tanha é o desejo de aversão a um processo, que inclui a não-existência e provoca a vontade de auto-aniquilação.
Dukkha Nirodha (cessação do sofrimento): 
Não se pode, eventualmente, ajustar o mundo inteiro a seu gosto, para eliminar o sofrimento e a esperança de que assim permanecerá para sempre.
 Isso violaria o princípio básico da Impermanência. 
Em vez disso, ajusta a própria mente através do desapego para que a alteração de qualquer natureza, não tenha efeito sobre a própria paz de espírito. 
Em poucas palavras, a terceira Nobre Verdade implica que a eliminação da causa (desejo) elimina o resultado (sofrimento). 
Esta é inferida na citação bíblica pelo Buda, ‘Seja qual for resultado de uma causa, devem ser eliminados através da cessação da causa’.
Dukkha Nirodha Gamini Patipada (caminho para a libertação do sofrimento): 
Este é o Nobre Caminho Óctuplo para a liberdade ou Nirvana. 
O caminho pode ser aproximadamente traduzido para português como visão correta, intenção correta, fala correta, ações corretas, modo de vida correto, esforço correto, atenção correta e concentração correta.
*
*
As três características
Estas são as três características de todos os fenômenos condicionados no pensamento teravada.
Anicca (impermanência): 
Impernanência é. 
Todos os fenômenos condicionados estão sujeitos a alterações, incluindo características físicas, as qualidades, pressupostos, teorias, conhecimento, etc. 
Nada é permanente, porque, para que algo seja permanente, tem de haver uma causa imutável por trás dele. Uma vez que todas as causas estão ligadas entre si de forma recursiva, não pode haver nenhuma causa definitiva e imutável.
Dukkha (sofrimento): 
Desejo/ânsia causa sofrimento, pois o que se desejava é transitório, mudando, e perecer. 
O desejo por coisas impermanentes causa decepção e tristeza. 
Há uma tendência para rotular praticamente tudo no mundo, sendo "bom", "confortável" ou "satisfatório", em oposição ao "mau", "desconfortável" e "insatisfatório". 
Porque rotulando as coisas em termos de gostar e não gostar, nós criamos sofrimento para nós mesmos. 
Se alguém consegue deixar a tendência de rotular as coisas e libertar-se dos instintos que dirigem a pessoa a fazer o que ela própria rotule coletivamente como "gostar", ele alcança a suprema liberdade. 
O problema, a causa, a solução e a aplicação, todas estas estão dentro da própria pessoa, não fora.
Anatta (não-eu): 
O conceito de ‘’Anatta’’ pode ser explicado como a falta de uma identidade fixa, imutável, não há permanência, essência Eu.
 Um ser vivo é uma composição dos cinco agregados (khandhas), que é a forma física (rupa), sentimentos ou sensações (vedana), percepção (Sanna), formações mentais (sankhara), e consciência (viññana), nenhum dos quais pode ser identificado como um eu próprio. 
A partir do momento da concepção, todas as entidades (incluindo todos os seres vivos) estão sujeitas a um processo de mudança contínua. 
Um praticante deve, por outro lado, desenvolver e aperfeiçoar sua mente para um estado, de modo a ver este fenômeno.
*
*
As Três Nobres Disciplinas
O caminho para o Nirvana, ou o Nobre Caminho Óctuplo é indicado às vezes em uma forma mais concisa, conhecida como as Três Disciplinas Nobres. 
Estes são conhecidos como disciplina (Sīla), a treinamento da mente (Samādhi) e sabedoria (Paññā).
*
*
Meditação
Práticas da Meditação Budista Theravada:
Anapanasati
Metta
Kammaṭṭhāna
Samatha
Vipassana
Meditação (em páli: Bhavana), significa o reforço positivo da mente. 
Amplamente classificados em Samatha e Vipassana, a meditação é a ferramenta chave implementada para atingir o jhana. Samatha, literalmente, significa "fazer habilidosamente", e tem também outras acepções, entre as quais "tranqüilizador", “calmante”, "visualizar" e "realização". 
Vipassana significa "visão" ou “entendimento abstrato". 
Neste contexto, a meditação Samatha faz com que uma pessoa se torne habilidosa na concentração da mente. 
Uma vez que a mente está suficientemente concentrada, Vipassana permite ver através do véu da ignorância.
Nos discursos do Cânone Pali, o Buda freqüentemente instrui seus discípulos para a prática de samadhi (concentração), a fim de estabelecer e desenvolver o jhana (concentração total). 
Jhana é o instrumento utilizado pelo próprio Buda para penetrar na verdadeira natureza dos fenômenos (através da investigação e da experiência direta) e para alcançar a iluminação.
 Concentração Correta (samma-samadhi) é um dos elementos do Nobre Caminho Óctuplo.
 O Samadhi pode ser desenvolvido a partir de atenção à respiração (anapanasati), a partir de objetos visuais (kasina) e da repetição de frases.
 A lista tradicional contém 40 objetos de meditação (kammaṭṭhāna) a serem utilizados para meditação Samatha. 
Cada objeto tem um objetivo específico, como por exemplo, a meditação sobre as partes do corpo (Kayanupassana ou kayagathasathi) resultará em uma diminuição do apego aos nossos próprios corpos e dos outros, resultando em uma redução dos desejos sensuais. 
Mettā (bondade amorosa) gera o sentimento de boa vontade e alegria para nós e outros seres; a prática de mettā serve como um antídoto contra a má vontade, fúria e medo.
*
Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...