domingo, 3 de abril de 2011

Sacramentos Católicos

*
A prática da Igreja Católica consiste em sete sacramentos (veja também Sacramentos Católicos):
Baptismo,
Confissão,
Eucaristia,
Confirmação ou Crisma,
Sagrado Matrimónio,
Ordenação, e
Unção dos Enfermos.
Dentro da fé Católica, os sacramentos são gestos e palavras de Cristo que concedem graça santificadora sobre quem os recebe. 
*
*
O Baptismo é dado às crianças e a convertidos adultos que não tenham sido antes baptizados validamente (o baptismo da maior parte das igrejas cristãs é considerado válido pela Igreja Católica visto que se considera que o efeito chega directamente de Deus independentemente da fé pessoal, embora não da intenção, do sacerdote). 
*
*
Confessionário
*
A Confissão ou reconciliação envolve a admissão de pecados perante um padre e o recebimento de penitências (tarefas a desempenhar a fim de alcançar a absolvição ou o perdão de Deus). 
*
*
A transubstanciação do pão em Corpo de Cristo, na missa de canonização do Frei Galvão, em 11 de maio de 2007.
*
A Eucaristia (Comunhão) é o sacrifício de Cristo marcado pela partilha do Corpo de Cristo e do Sangue de Cristo que se considera que substituem em tudo menos na aparência o pão e o vinho utilizados na cerimónia. A crença católica romana de que pão e vinho são transformados no Corpo e no Sangue de Cristo chama-se transubstanciação. 
*
*
Cerimônia de Crisma, por Rogier van der Weyden, "Tríptico dos Sete Sacramentos", Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antuérpia
*
No sacramento da Confirmação, o presente do Espírito Santo que é dado no baptismo é "fortalecido e aprofundado"  através da imposição de mãos e da unção com óleo.
 Na maior parte das igrejas de Rito Latino, este sacramento é presidido por um bispo e tem lugar no início da idade adulta. 
Nas Igrejas Católicas Orientais  o sacramento da crisma é geralmente executado por um padre imediatamente depois do baptismo. 
*
*
Rito do Sacramento do Matrimônio, do Tríptico de Rogier van der Weyden, Koninklijk Museum
*
O Sagrado Matrimônio - Na Igreja Católica, o casamento é considerado como sendo "o pacto matrimonial, pelo qual um homem e uma mulher constituem entre si uma íntima comunidade de vida e de amor, fundado e dotado de suas leis próprias pelo Criador. 
Por sua natureza, é ordenado ao bem dos cônjuges, como também à geração e educação dos filhos. 
Entre batizados, foi elevado, por Cristo Senhor, à dignidade de sacramento." (Catecismo da Igreja Católica, n. 1660). 
*
*
Um sacerdote sendo ordenado
*
As Ordens Sagradas recebem-se ao entrar para o sacerdócio e envolvem o compromisso do celibato e o impedimento de não poder casar-se mais em seguida. 
O sacramento das Ordens Sagradas é dado em três graus: o do diácono (desde Vaticano II um diácono permanente pode ser casado antes de se tornar diácono), o de padre e o de bispo. 
*
*
Detalhe de Os Sete Sacramentos (1445) de Roger van der Weyden, representando o sacramento.
*
A unção dos doentes era conhecida como "extrema unção" ou "último sacramento". 
Envolve a unção de um doente com um óleo sagrado abençoado especificamente para esse fim e já não está limitada aos doentes graves e aos moribundos.
*
Fonte de Pesquisa:
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...