sexta-feira, 22 de abril de 2011

Telecinésia

*
A telecinésia é a alegada capacidade de mover fisicamente um objeto com a força psíquica (da mente), fazendo-o levitar, mover-se ou apenas ser abalado pela mente. 
Tal poder está agrupado na paranormalidade. 
A telecinese, telecinésia, telecinesia ou telecinética, é também conhecida como TK (do inglês, telekinesis).
A palavra telecinese origina das palavras gregas tele e kinese, que significam "mover à distância".
*
Polêmicas
Há muita polêmica sobre o assunto, havendo quem defenda a existência de tais poderes e quem afirme que não há evidências disso.
 Os que concordam com a existência de tal fenômeno dizem que conheceram pessoas assim, costumam dizer que se trata de parapsicologia ou manifestações naturais.
*
Fenômeno
A idéia da telecinésia, vista pelos TKs, é de que tudo no mundo é feito da mesma coisa: energia. 
Os átomos são feitos de energia e, conseqüentemente, nós somos energia. 
Por isso podemos controlar objetos pela livre vontade, temos que interagir com a energia do meio ao nosso redor, e interagimos com a energia que o objeto possui.
*
*
Hipótese
Durante a evolução humana, em um certo momento, começamos a interagir com o meio, e sem querer, estávamos evoluindo e desenvolvendo o poder de controlar a energia. 
Porém, por algum motivo, deixamos de utilizar essa habilidade, mas ela está conosco desde então, apenas "adormecida". 
Talvez os primeiros TKs da história humana pensaram que a telecinésia era muito complicada, afinal só precisam caçar e se reproduzir, talvez pensavam que a telecinésia não era útil, que os braços e pernas poderiam fazer um trabalho mais preciso, e deixaram-na adormecida. 
Só se atingirmos a aura ultravioleta conseguiremos ser telecinéticos.
*
Evidências científicas
Não existem evidências científicas de que esta aparente capacidade possa ser controlada conscientemente. Estudos na parapsicologia demonstram que, se a telecinese existir, seria incontrolável, espontânea e inconsciente. 
Muito diferente do que é visto na ficção ou alegado por paranormais.
*
*
Histórias de ficção
A telecinésia é bastante ressaltada em histórias de ficção, principalmente nos quadrinhos e na televisão. 
O poder é um dos preferidos pelos autores, que já deram essas atribuições a muitos seres animados. Bons exemplos são a mutante Jean Grey de X-Men, Ravena (DC Comics) de Os Jovens Titãs,Prue do seriado Charmed, Maria, Samira, Tatiana Montinegro, Cris, Telê, Juno e Gaspar de Caminhos do Coração e de Os Mutantes - Caminhos do Coração (a novela da TV Record exibida entre 2007 e 2008). 
O seriado As Visões da Raven que em sua primeira temporada mostra pessoas com dons paranormais, assim como Raven, que prevê o futuro; a técnica dos Jedi (dos filmes Star Wars) para pegar seus sabres de luz quando estão distantes também é telecinética. 
Sylar e Peter Petrelli, da série Heroes, no filme americano Os Seis Signos da Luz, em outro filme de 1996 cujo o nome é Thwomp, que conta a história de uma menina que é maltratada pelos pais e descobre seus poderes, Matilda (filme) super inteligente e que descobre poderes telecinéticos, e na serie Sonic the Hedgehog onde o personagem Silver pode utilizar a telecinésia. 
E muitos outros personagens de diversas obras ficcionais também são telecinéticos.
*
*
Carrie, a Estranha
Talvez o exemplo mais famoso de telecinésia na ficção tenha sido o da personagem vivida por Sissy Spacek no filme Carrie, a Estranha, do diretor Brian de Palma. Sissy interpreta Carrie, uma menina repudiada por seus colegas, que resolve usar seu "dom especial" ao ser brutalmente humilhada na noite do baile de formatura. 
Sissy foi indicada ao Oscar por essa interpretação. 
O filme, de 1976, foi baseado no best-seller de Stephen King, Carrie, e possuiu uma malsucedida continuação chamada A Maldição de Carrie, onde outra adolescente é acometida do mesmo mal que vitimou a personagem título do primeiro filme.
*
Fonte de Pesquisa:
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...