sábado, 19 de março de 2011

Carmen Amaya (A Grande Lenda da Dança Flamenca)

*
Carmen Amaya, nasceu em Barcelona em 1913 e morreu a 19 de novembro de 1963.
 Ela era uma dançarina cigana que se tornaria um das mais proeminentes "bailaoras" (dançarinos de flamenco do sexo feminino) do século XX, ela foi também um dos mais imitadas.
Seu  estilo duro de dança era muitas vezes copiado, mas muitos acreditam que ela era inimitável e até hoje nunca houve uma dançarina para combinar com seu estilo feroz de dança. 
Seu trabalho de pés rápido barulho tornou-se seu traço.
 Ela será lembrada como a dançarina, que usava um traje corto, uma montagem de terno apertado, o que normalmente só foi usado por homens, seu estilo de dança estava longe de ser feminina.
Carmen Amaya criou um estilo pessoal profundamente de dança que era tão individual e este, juntamente com sua imagem viril e pernas de aço se tornou sua marca registrada.
*

*
 Ela revolucionou a dança flamenca do sexo feminino e quebrou muitas das regras e tradições da dança de estilo antigo, e havia, portanto, aqueles que criticavam seu estilo não-conformista.
Ela foi acusada de, principalmente de-feminização da dança flamenca do sexo feminino, se concentrou mais nos movimentos do braço e parte superior do tronco. 
Mas a dança Carmen passou por duas fases e mais tarde em sua carreira, ela caiu muito de sua imagem viril e concentrada no estilo mais feminino.
Carmen Amaya dançou com a facilidade como um  fluir de uma serpente, torcendo e puxando seu corpo  ela se virou com tanta rapidez e perfeição, impulsionado por aquilo que parecia ser um instinto quase animal. 
Foi descrita uma "pura, alma Soul", pelo jornal Mirador em 1929 e sua lenda cresceu cada vez mais, onde quer que fosse.
*

*
Carmen Amaya nasceu na atropelar "cigano" barrio (bairro) de Somorrostro onde em quatro anos de idade ela começou a dançar nas tabernas e bares. 
Ela nasceu em uma longa linhagem de músicos de flamenco cigana, o avô era um dançarino, Juan Amaya Jiménez, seu pai, El Chino era um guitarrista e sua tia, La Faraona, outra dançarina de flamenco do bairro cigano de El Sacromonte igualmente em Granada .
Foi com La Faraona que Carmen foi pela primeira vez para Paris e até mesmo na idade de apenas dez anos, ela demonstrou que ela estava indo para mudar a tradição da dança flamenca.
Ela ficou conhecida como "La Capitana" (o capitão) e passou a realizar ao longo do lado lendas como Manuel Torres e La Niña de los Peines, touring Espanha em 1929 com Manuel Vallejo, vencedor da segunda chave de ouro do flamenco.
No início da guerra civil, Carmen e sua grande família foi para Portugal onde foi programado para executar por uma temporada.
*

*
Pouco depois chegaram ao seu país vizinho, sem dinheiro e angustiados, eles se dirigiram para a América do Sul, se estabelecendo na Argentina, onde passou muitos anos vivendo em Buenos Aires.
Ela formou lá com sua trupe de flamenco próprio, composto principalmente de membros da família, que fez várias turnês passando de cidade em cidade, como um enxame de insetos, conquistando a todos com sua beleza cigana e sua presença mágica. 
Ela se apresentou no Uruguai, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e Venezuela.
Na América Latina, Amaya espantava o público com sua mágica e contagiante personagem incrível e foi tratada como uma rainha cigana onde quer que fosse. 
Na verdade, ela se tornou um ícone para milhares de imitadores que vestiu a roupa de estilo masculino e tentou copiar seus movimentos não-ortodoxos e imagem viril.
*

*
Mas não era só a dança que fez Carmen Amaya tão grande, mas também sua inteligência afiada cigana e personalidade, algo que somente ela poderia realizar com sucesso fora, e isso ela fez, capturar os corações de todos que a viam.
Ela disse ter gasto o dinheiro tão rápido quanto ela ganhou, aparentemente sem interesse em coisas materiais, ela presenteou amigos e familiares com presentes caros e dinheiro. 
 Brigas e desentendimentos familiares, eventualmente forçou a dissolver sua trupe e voar para Cidade do México.
Foi aqui que ela iria encontrar o guitarrista Sabiacas que tinha sido exilado no México desde o início da guerra civil na Espanha.
 Ela passou muitos anos atuando com Sabiacas , um homem com quem ela também estava romanticamente ligada, embora isso seja algo que ela jogou para baixo como apenas uma amizade profissional. 
Em 1941, Carmen e Sabiacas foi a Nova York, onde ela iria continuar a ganhar hordas de fãs, incluindo o presidente Theodore Roosevelt, que a convidou para tocar em uma festa na Casa Branca.
Depois de sua separação de Sabiacas ela se casou com Juan Antonio Agüero, um guitarrista de Santander que ajudaria sua família com problemas financeiros, e assumiu as rédeas de sua carreira
 para o resto de sua vida.
*

*
Carmen Amaya passou um tempo considerável em Hollywood, aparecendo em vários filmes, tornando-a mundialmente famosa como artista.
 Seu último filme foi La Historia de Los Tarantos em que ela apareceu ao lado de outra lenda da dança flamenca, Antonio Gades.
*

*
Embora Carmen completou as filmagens de Los Tarantos, ela nunca viu o resultado final, ela tinha contraído uma doença renal, que a impedia de dançar e após uma curta doença, 
ela morreu em sua casa em Bagur, em Barcelona.
Carmen Amaya foi postumamente condecorado com a Medalha do Mérito Turístico de Barcelona e foi nomeada Hija Predilicto de Bagur, (filha preferida do Bagur). 
Ela também foi homenageado em Barcelona, ​​com um monumento que foi erguido no Parque Montuic, e um chafariz, que foi nomeado após ela, no distrito de Somorrostro. 
Ela também foi lembrada em Buenos Aires, onde uma rua foi nomeada após sua morte.
Poucas personalidades do mundo do flamenco têm sido tão amplamente pranteado e feito tanta falta, como Carmen Amaya.
*
Esse vídeo mostra a bela e viril Carmen Amaya, uma Mulher que jamais será esquecida.
*
Espero que tenham gostado, pois eu estou emocionada por relembrar essa mulher maravilhosa,apesar de não ser de minha época, mas sempre me interessei por todos os tipos de artes e esta arte esta bem próxima do meu mundo, o Flamenco quem conhece passa a ama-lo e admirá-lo.
*
Créditos das imagens:

Um comentário:

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...