sábado, 26 de março de 2011

O Poder Das Ervas (Boldo)

*
Segundo Adriano Camargo, autor do livro O Poder das Ervas (ed. Panorama), no Brasil, a relação mística com as ervas foi herdada da religião africana e dos rituais indígenas. 
Os adeptos da fitoterapia também recorrem a elas para dissolver sentimentos desfavoráveis: "as moléculas aromáticas das ervas são captadas pelo olfato e traduzidas para o sistema límbico como impulsos nervosos que atuam diretamente no humor e estado físico e emocional", escreve Ângela Lima no livro Banhos Terapêuticos e Ritualísticos (ed. Epub).
*
Ficheiro:Boldo 004.jpg
*
O Boldo-da-terra ou boldo-de-jardim (Plectranthus barbatus) é um arbusto originário da África. COMPOSIÇÃO QUÍMICA: Óleo essencial rico em guaieno e fenchona, barbatol, barbatesina, 
cariocal e barbatusol.
Atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias.
 Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica. 
Seu uso é eficaz no combate a males hepáticos. 
O boldo deve ser evitado durante a gravidez, pois pode ter propriedades abortivas
O boldo traz melhoras especialmente para o fígado.
 Ajuda a funcionar melhor, é bom tambem para quem tem hepatite ou problemas assíduos ligados ao fígado, como, suores frios, dor de cabeça, e mal estar. 
O boldo quando tomado meia hora antes da comida ajuda na digestão e melhora as funções do aparelho digestivo, porem quando tomado por um longo período pode causar irritações gástricas.
Propriedades medicinais: Estimula as funções digestivas aumentando a secreção biliar e é diurético. 
Atua sobre o sistema nervoso ocasionando sono e leve torpor por ser também hipnótico. 
Segundo estudos de laboratórios, as folhas de boldo têm demonstrado seu poder curativo em diferentes patologias como problemas gastrointestinais, espasmos e dispepsia. 
A planta é usada na homeopatia no tratamento de desordens digestivas, como laxante, diurético e para todos os tipos de problemas hepáticos. (fonte: steviaway)
Segundo o dito popular, normalmente dentro de uma pessoa mal-humorada há sempre um fígado trabalhando mal, nisto podemos até achar um fundo de verdade pois o fígado, sendo um órgão essencial do qual depende não só a saúde, mas também o vigor e consequentemente o bom humor.
 Para o perfeito funcionamento do fígado, a medicina popular aconselha o chá de boldo. 
A receita é muito simples: 2 colheres de sopa de folhas de boldo-do-chile cozidas em 1 litro de água.
Nossos antepassados já sabiam que tudo está em ordem quando o fígado funciona bem. E, na verdade, a maior glândula do nosso corpo tem uma atuação fundamental no balanceamento do organismo e na manutenção da energia e do seu bom humor.
 Afinal, além de liberar a glicose, eles contêm uma série de vitaminas e tornam assimiláveis
 substâncias como proteínas e gorduras. 
E, como se não bastasse, ele ainda torna inofensivos certos elementos tóxicos que, sem a sua atuação, nos intoxicariam.
O escalda pés acalma e melhora o sono. - Os banhos com extrato das folhas boldo ajudam a acalmar pessoas comuns até pessoas com problemas neuróticos e doentes mentais agressivos. 
- Diz-se que compressas de folhas de boldo amassadas em pasta quando colocadas sobre chacra coronário, limpa-o e nos abre para as mensagens do cosmos, deixando-nos livres para nos cominicar com nosso Eu-maior, que estaria diretamente interligado com Deus. 
- Diz-se também que essa mesma compressa no coração alivia angústia.
*
Boldo do Chile
*
O boldo-do-chile (Peumus boldus) é uma árvore que atinge de 12 a 15 metros de altura e pertence
 à família das Monimiaceae. 
É comumente confundido com o Boldo da Terra ou Boldo-da-Terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus), arbusto de propriedades medicinais semelhantes, mas com contra-indicações diferentes.
As propriedades fitoterápicas de suas folhas eram conhecidas das comunidades indígenas sul-americanas que habitavam os Andes chilenos, tornando-se conhecidas mundialmente a partir da colonização européia da América.
Empregado em casos de desconforto digestivo e do fígado, o seu princípio ativo é a boldina, um alcalóide, principal responsável pelas suas propriedades hepatoprotetoras e coleréticas.
O boldo traz benefícios principalmente para o fígado.
 Ajuda-o a trabalhar melhor, e é ótimo para quem tem hepatite ou problemas freqüentes ligados ao fígado, como dor de cabeça, suores frios e mal estar. 
O boldo, tomado antes das refeições ajuda na digestão e nas funções do aparelho digestivo. 
É ótimo para quem tem intestino preso, cálculos biliares e gastrite. o boldo pode •É anestésica, ◦anódina, ◦anti-helmíntica, ◦anti-séptica, ◦antibacteriana, ◦antifúngica, ◦antiinflamatória, ◦antimicrobiana, ◦antioxidante, ◦depurativa, ◦desintoxicante, ◦digestiva, ◦diurética, ◦estimulante, ◦sedativa, ◦tônica, ◦vermífuga •Clareia o cabelo, demulcente, •indicada para problemas no fígado, ◦na vesícula, ◦do cálculo biliar, ◦cólicas, ◦diarréias, ◦má digestão, ◦gota, ◦prisão de ventre, ◦uréia.
As matas de boldo no Chile são mais comuns até 900m de altitude, em geral sobre solos secos com exposição norte, pedregosos, sem terras finas. 
Outrora o vale longitudinal chileno possuía extensas matas nativas de boldo, mas hoje estão praticamente destruídas, Freqüentemente o gado é levado a pastar nas matas de boldo, o que dificulta ou impede a renovação natural desta planta quando o pastoreio é muito extenso.
 É utilizada em combinação com outras plantas aromáticas, na indústria de licores e bebidas alcoólicas amargas. 
Os incas utilizavam as propriedades do boldo contra sangramentos e como amargo estimulante do estômago. As propriedades medicinais do boldo foram descobertas incidentalmente através do carneiros.
 Encaminhados por acaso aos contrafortes da Cordilheira dos Andes, no Chile, alguns rebanhos de carneiros, não encontrando outro tipo de alimentação, passaram a comer as folhas de boldo, que cresce aí em abundância. Depois de alguns meses, os pastores notaram que os animais estavam curados das doenças do fígado e da prisão de ventre que lhes são característicos. 
Daí então o boldo ficou conhecido como planta curativa.
*
Ficheiro:Boldo baiano.jpg
Boldo baiano
*
 O boldo-baiano, assa-peixe ou alumã (Vernonia condensata) é uma planta da família 
Asteraceae, das mais cultivadas em jardins e hortas brasileiros. 
A sua origem é africana, tendo sido trazido com os escravizados desde a época colonial.
É considerado como folha sagrada, abô, associado aos orixás ogum e oxala, nas "sobrevivências" da cultura africana no Brasil que constituem a etnomedicina e candomblés jêje-nagôs com o nome de Alumã, Àlùmón, Éwúró, nos rituais de iniciação, àgbó, banhos de purificação e sacudimentos. 
As suas folhas são utilizadas pela medicina popular sob a forma de chás ou sucos, no tratamento da azia, da indisposição gástrica, no controle da gastrite, contra a ressaca e como um tônico amargo, estimulante da digestão e do apetite.
Pode produzir irritação da mucosa do estômago, se utilizado em doses elevadas.
A planta tem varios nomes nos diferentes estados do Brasil:
Pernambuco: Aluman, Boldo Chinês, Boldo Japonês
Bahia: Aloma, Alumã, Luman (diferenciar sinonímia de nome popular da Labiatae C. barbatus também conhecida como tapete de oxalá e boldo...paulista, brasileiro, japonês.
Ceará: Alcachofra
S. Paulo: Boldo Bahiano, Árvore do Pinguço
Minas Gerais: Boldo Goiano
*
Com energia contraída, leva o ser a refletir sobre sentimentos e emoções reprimidas que o levam a ter atitudes tempestuosas e impulsivas, principalmente as raivas contidas, de maneira mais branda.
Um banho de Boldo, acalma as tensões nervosas e relaxa.
*
Fonte de Pesquisa:
Boldo Baiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...