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Segundo a teosofia formas-pensamento são criações mentais que utilizam a matéria fluídica ou matéria astral para compor as características de acordo com a natureza do pensamento.
Deste ponto de vista, encarnados e desencarnados podem criar formas-pensamento, com características boas ou ruins, positivas ou negativas.
As formas-pensamento são supostamente criadas através da ação da mente sobre as energias mais sutis, criando formas que correspondem a natureza do pensamento gerado.
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Mecanismo
Pensamento abstrato
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C. W. Leadbeater, em seu livro Compêndio de Teosofia descreve da seguinte forma:
"Quando um homem dirige o pensamento para um objeto concreto, uma caneta, uma casa, um livro ou uma paisagem, forma-se na parte superior de seu corpo mental uma pequena imagem do objeto, que flutua em frente ao seu rosto, ao nível dos olhos.
Enquanto a pessoa mantiver fixo o pensamento sobre o objeto a imagem vai permanecer, e persiste mesmo algum tempo depois.
O tempo de duração desta imagem dependerá da intensidade e também da clareza do pensamento.
Além disso, essa imagem é inteiramente real e poderá ser vista por aqueles que tenham desenvolvido suficientemente a visão de seu próprio corpo mental.
Do mesmo modo como ocorre com os objetos, quando pensamos em um dos nossos semelhantes, criamos em nosso corpo mental o seu retrato miniaturizado.
Quando o nosso pensamento é puramente contemplativo e não encerra um determinado sentimento como a afeição, inveja ou a avareza, nem um determinado desejo, como por exemplo, o desejo de ver a pessoa em quem pensamos, o pensamento não possui energia suficiente para afetar sensivelmente essa pessoa."
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Oceano de Pensamento?
"Cada pensamento produz uma forma.
Quando visa uma outra pessoa, viaja em direção a essa.
Se é um pensamento pessoal, permanece na vizinhança do pensador.
Se não pertence nem a uma, nem a outra categoria, anda errante por um certo tempo e pouco a pouco de descarrega, se desfazendo no éter.
Cada um de nós deixa atrás de si por toda parte onde caminha, uma série de formas-pensamentos.
Nas ruas flutuam quantidades inumeráveis.
Caminhamos no meio deles.
Quando o homem momentaneamente faz o vácuo em sua mente, os pensamentos que lhe não pertencem o assaltam; em geral, porém, o impressionam fracamente.
Algumas vezes, todavia, um pensamento surge e atrai a sua atenção de um modo particular.
O homem comum se apodera-se dele e o considera como coisa própria, fortifica-o pela ação de sua própria força, e, por fim, o expele em estado de ir afetar outra pessoa.
O homem não é responsável pelo pensamento que lhe atravessa a mente, porquanto pode não lhe pertencer. Porém, torna-se responsável quando se apodera de um pensamento e o fixa em si e depois o reenvia fortalecido."
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Pensamento egoísta
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"Os pensamentos egoístas de qualquer espécie vagueiam pela vizinhança daqueles que os emitem.
O corpo mental da maior parte dos homens está envolto por eles, como por uma espécie de concha.
Esta concha obscurece a visão mental e facilita a formação de preconceitos.
Cada forma-pensamento é uma entidade temporária.
Pode-se compará-la a uma bateria elétrica carregada, esperando a ocasião de fazer a descarga.
Determina sempre no corpo mental que atinge, um número de vibrações igual à sua e faz nascer um pensamento idêntico.
Portanto, se as partículas desse corpo já vibram com uma certa rapidez, em consequência de pensamentos de uma outra ordem, o pensamento que chega, espera a sua hora vagueando ao redor da pessoa visada até que o corpo mental dela esteja em suficiênte repouso para lhe permitir entrar.
Então, descarrega-se e cessa instantaneamente de existir."
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Pensamento pessoal
"O pensamento, quando é pessoal, atua inteiramente do mesmo modo em relação à pessoa que o engendrou e se descarrega sobre ela quando a ocasião se apresenta.
Quando o pensamento é mau, a própria pessoa que o gerou pode considera-lo como obra de um demônio tentador, quando, de fato, essa pessoa é o seu próprio tentador.
Em geral pode-se dizer que cada pensamento produz uma nova forma-pensamento.
Porém, sob o império de certas circunstâncias e a repetição constante de um mesmo pensamento, em lugar de produzir uma nova forma, funde-se com a primeira forma-pensamento e a fortifica.
De sorte que o assunto, através de continuada meditação gera, muitas vezes, uma forma-pensamento de um poder formidável.
Quando é má, pode-se tornar maléfico e durar muitos anos.
Formas-pensamento deste tipo possuem a aparência e os poderes de uma entidade realmente viva.
" Podem ser facilmente confundidas com outras entidades astrais, pois possuem uma forma e um movimento que lembra seres vivos.
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Pensamento dos benfeitores
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"O tipo de pensamentos tratados acima são os que nascem da mente sem nenhuma premeditação.
Existem, porém, forma-pensamento elaboradas intencionalmente com o fim de auxiliar os outros.
São peculiares aos benfeitores da humanidade.
Pensamentos vigorosos, dirigidos inteligentemente, podem constituir um grande socorro para quem os recebe.
São verdadeiros anjos da guarda; protegem contra a impureza, a irritabilidade, o medo."
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Principais Autores
Charles Webster Leadbeater - Autor, dentre outros, de Compêndio de Teosofia e O Plano Astral.
A. P. Sinnet - Autor de Budismo Esotérico.
Annie Besant - Autora de O Homem e seus Corpos, Reencarnação, Os sete princípios do homem, etc.
Helena Petrovna Blavatsky - Autora: Síntese da Ciência, Religião e Filosofia (título original: The Secret Doctrine, The Synthesis of Science, Religion, and Philosophy)
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