quinta-feira, 31 de março de 2011

Zé Pelintra

*
Zé Pelintra (também Zé Pilintra) é uma personagem folclórica e espiritual das mitologias afro-brasileiras e regionais da umbanda e do catimbó (ou catimba) ).
Bastante considerado, especialmente entre os umbandistas, como o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas (embora não alinhado com entidades de cunho negativo), é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro". 
No seu modo de vestir, bastante típico, Zé Pelintra é representado trajando terno completo na cor branca, sapatos de cromo, gravata grená ou vermelha e chapéu panamá de fita vermelha ou preta.
Apesar de ter importância religiosa tanto para os praticantes de catimbó quanto de umbanda, Zé Pelintra é entidade originária desta última. 
A absorção da entidade de uma religião por outra se processou quando os grandes centros urbanos do sudeste do Brasil passaram a englobar antigas áreas rurais e estimular a migração de trabalhadores de outras partes do país, em seu processo de desenvolvimento. 
Na medida em que isso foi acontecendo, os sacerdotes do catimbó passaram a considerar Zé Pelintra como uma entidade pertencente, também, ao seu próprio culto.
Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de coisas boas.

*
*
Diferença entre Zé Pilintra na umbanda e no catimbó
A umbanda é um culto legitimamente Brasileiro com seus próprios rituais e estrutura, enquanto que o catimbó é uma forma regional de sincretismo entre elementos tanto afro-brasileiros, europeus e indígenas (animista, católico e naturalista, portanto) .
Na umbanda Zé Pelintra é um Guia incorporado na linha do Povo da Malandragem, mas em certos casos pode vir na linha de Exú, enquanto que no Catimbó ele é visto como um espírito errante, espírito desencarnado, líder de uma "falange" de "malandros". 
Zé Pelintra é acreditado como pertencente à linha das almas, seres humanos desencarnados cuja missão é auxiliar no benefício da Humanidade como forma de expiação de uma vida anterior de extrema dissipação material.
*
*
Distribuição de seguidores e fama
Majoritariamente os seguidores de Zé Pelintra concentram-se nos ambientes urbanos de Rio de Janeiro e São Paulo, mas eles também podem ser encontrados no Nordeste do Brasil, entre os "catimbozeiros", e nas áreas rurais de praticamente todo o país.
Zé Pelintra, tanto na umbanda quanto no catimbó, é tido como protetor dos pobres e uma entidade de importância entre as classes menos favorecidas em geral, tendo ganhado o apelido de "Advogado dos Pobres", pela patronagem espiritual e material que exerce.
*
Na mídia e cultura popular
O famoso compositor e cantor Chico Buarque baseou sua personagem principal na Ópera do Malandro nos modos e trejeitos de Zé Pelintra (novamente um caso onde o folclore urbano se mistura ao religioso) .
O músico e compositor Itamar Assumpção escreveu uma música sobre Zé Pelintra em 1988, em parceria com Wally Salomão. 
Essa música chama-se “Zé Pilintra” (uma outra forma de escrever o nome da entidade) . 
Não surpreendentemente o arquétipo do "malandro carioca" (boêmio inveterado) é baseado na fisionomia, estilo de se vestir e modo de vida do mythos de Zé Pelintra.
*
Fonte de Pesquisa:
*

5 comentários:

  1. Olá Amigo Anônimo!
    Isso mesmo amigo!
    Saravá Seu Zé, vou junto com você,tenho muito respeito por ele,já me ajudou muito!kkkk!
    Homem,sábio!!Só quem conhece sabe!!!
    Obrigado por sua presença.
    seja sempre muito Bem Vindo!
    Bjos Ciganos!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, muito bem explicado! Mas a magia e o encantamento de Seu Zé vai muito além! Palavras não expressam seu poder!!!
    Saravá Seu Zé Pelintra!
    Que o senhor seja sempre conosco,

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo!
    Concordo com você,palavras não expressam o poder de jeito nenhum,fico agradecida por sua presença, seja sempre Bem vindo!Saravá Seu Zé Pelintra!
    Que ele esteja sempre conosco amigo!
    Bjos Ciganos!

    ResponderExcluir
  4. Sarava Seu Zé Pilintra!!!
    So o Sr. Sabe Quem Sou Eu...Sarava Seu Zé!!!

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...