quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estrela de Davi

*
Estrela de Davi (em português brasileiro) ou Estrela de David (em português europeu) (em hebraico: מגן דוד, transl. Magen David), conhecida também como escudo supremo de Davi (David), é um símbolo em forma de estrela formada por dois triângulos sobrepostos, iguais, tendo um a ponta para cima e outro para baixo, utilizado pelo judaísmo e por seus adeptos, além de outras doutrinas como Santo Daime.
Outro nome dado a este símbolo é "Selo de Salomão".
A palavra magen significa escudo, broquel, defesa, governante, homem armado, escamas.
O substantivo magen, refere-se a um objeto que proporciona cobertura e proteção ao corpo durante um combate.
No Hinduísmo, cada ângulo representa um deus da trindade: Brahma, Vishnu e Shiva, respectivamente, o Criador, Preservador e Destruidor.
*
*
Origem do símbolo entre os israelitas
David servo segundo o coracao de Deus. A Magehn David ou simplesmente selo de Salomão (ou estrela de Salomão) que possui seis pontas, símbolo judeu tradicional delegado autoria ao rei de Israel david, que simbolizou em dois triangulos o relacionamento dele com o Eterno - Yave' - A Magem David ou estrela de Davi contem dois triangulos invertidos que significam o relacionamento Deus - Homem - em uma outra visao.
De acordo com a tradição judaica, este símbolo era desenhado ou encravado sobre os escudos dos guerreiros do exército do Honrado Rei Davi. Esta tradição teve origem no fato de o nome hebraico para Davi (pronunciado David) ser escrito originalmente por três letras do alfabeto hebraico - Dalet, Vav e Dalet. Estes duas letras Dalet tinham uma forma triangular no alfabeto hebraico usado até então, uma variação do alfabeto fenício, conhecido como proto-hebraico.
Estas duas letras então eram encravadas nos escudos dos soldados uma sobreposta a outra, formando uma espécie de estrela.
O testemunho mais antigo deste emblema na literatura judaica é mostrado no livro do sábio caraíta Yehudah ben Eliahu Hadasi, que viveu no século XII, em seu livro “Eshkol Hakofer”. No capítulo 242, ele expõe costumes de pessoas do povo que aos poucos foram mudando o símbolo do Escudo de Davi de um simples selo para um tipo de signo místico ou amuleto: “e os sete anjos na Mezuzá foram escritos - Miguel e Gabriel [...] o Eterno irá guardar-te e este símbolo chamado Escudo de Davi é escrito em todos os anjos e no final da Mezuzá...”. Assim sendo, já naquela época, este símbolo tinha um caráter místico, sendo freqüentemente gravado como uma forma de amuleto, protetor.
*
*
Estrela de Davi amarela usada pelos nazistas
*
Usos do símbolo
*
Durante a Alemanha nazista, os judeus que estavam aprisionados em campos de concentração possuiam a "estrela dos judeus" costurada em sua camisa.
Mais uma maneira covarde que os Alemães encontraram para vilipendiar um simbolo sagrado judaico. Dentro da estrela de Davi, ficava escrita a palavra "Jude", que em alemão significa "Judeu". O símbolo era usado para vilipendiar um simbolo sagrado dos Judeus.
Depois do estabelecimento do Estado de Israel, quando não foi aceita a proposta de Herzl no tocante de uma bandeira com sete estrelas e outra idéia de uma com sete Escudos de Davi, o Conselho do Estado Provisório aceitou a decisão do comitê de uma outra proposta de um símbolo e de uma bandeira, confirmados em 28 de outubro de 1948.
E assim estabeleceu a estrela de Davi como o símbolo supremo do restabelecido Estado de israel, na terra onde o povo judeu sempre morou e que lhes foi prometida pelo Eterno Deus sendo parte central da bandeira da Nação judaica, tendo por cima e por baixo dela duas faixas azul-celestes.
A Estrela de Davi e uma representação, por meio das duas faixas azuis, do xale de orações judaico (chamado em hebraico de Talit).
De maneira semelhante a como são representadas organizações como a Cruz Vermelha, usando símbolos importantes e de destaque de suas religiões ou instituicões a Organização Israelita de ajuda humanitária e médica, denominada Maguen David Vermelho (em hebraico Maguen David Adom), é representada – como o próprio nome já diz - por uma estrela de Davi vermelha como símbolo oficial. Esta organização de pronto-socorro médico, alcançou reconhecimento oficial internacional, superando em atividades as suas correspondentes nos países cristãos ou muçulmanos.
*
Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...