terça-feira, 19 de abril de 2011

Theravada V (Budismo)

Candidate for the Buddhist priesthood is ordaining to is a monk in a church.jpg
*
Ordenaçãο
A idade mínima para ordenação como um monge budista é de 20 anos, contados a partir da concepção do óvulo. 
No entanto, os meninos abaixo desta idade são permitidos se ordenarem como noviços (samanera), realizando uma cerimônia como o Shinbyu na Birmânia.
 Noviços raspam a cabeça, vestem o manto amarelo, e observam dez preceitos básicos. Apesar de nenhuma idade mínima específica para os noviços é mencionada nas escrituras, tradicionalmente, os rapazes com sete são aceitos. 
Essa tradição segue a história do filho do Buda, Rahula, que foi autorizado a tornar-se um noviço na idade de sete anos. 
Os monges seguem 227 regras de disciplina, enquanto que 311 freiras seguem regras.
Na maioria dos países teravada, é uma prática comum para os homens jovens em ordenarem-se como monges, por um período fixo de tempo. 
Na Tailândia e Birmânia, os homens jovens em geral ordenam-se durante três meses no período de Retiro das Chuvas (Vassa), apesar de períodos mais curtos ou mais longos de ordenação não são raros. Tradicionalmente, a ordenação temporária é mais flexível entre Laos. 
Uma vez que tenha sido submetida a sua coordenação inicial, os homens jovens, homens Laoneses foram autorizados temporariamente ordenar novamente a qualquer momento, embora os homens casados devam pedir autorização da sua esposa. 
Através do Sudeste Asiático, há pouco o estigma ligado a deixar a vida monástica.
 Monges regularmente deixam os mantos depois de adquirir uma educação, ou quando obrigado por obrigações familiares ou problemas de saúde.
Ordenando-se como monge, mesmo que por um curto período, é visto como ter muitas virtudes. 
Em muitas culturas asiáticas do sudeste, é visto como um meio para o jovem "reembolsar" seus pais devido ao trabalho e esforço deles a fim de criá-lo, porque o mérito de sua ordenação reverte para eles também. 
*
Budistas em Wat Phrathat Doi Suthep, perto de Chiang Mai, Tailândia.
*
Homens tailandeses que se ordenaram como uns monges podem ser vistos como um bom partido por mulheres da Tailândia, que se referem aos homens que serviram como monges, com uma expressão coloquial que significa "maduro" indicando que eles são mais maduros e prontos para o casamento. 
Particularmente nas áreas rurais, ordenação temporária de rapazes e homens jovens, tradicionalmente deu aos camponeses meninos uma oportunidade de ganhar uma educação nas escolas dos templos, sem se comprometer com uma vida monástica permanente.
No Sri Lanka, ordenação temporal não é praticada, e um monge deixando a ordem é ação desaprovada. 
A influência contínua do sistema de castas no Sri Lanka pode desempenhar um papel no tabu contra ordenação temporal e deixar a vida monástica. 
Embora os nikayas monásticos do Sri Lanka são muitas vezes organizados em linhas de castas, os homens ordenam que os monges passem temporariamente longe do sistema de castas tradicionais, e, como tal, durante seu tempo como monges podem agir (ou serem tratados) de uma forma que não estaria em consonância com as funções esperadas e privilégios da sua casta.
Alguns monges Theravada conhecidos são: Ajahn Mun Bhuridatta, Ajahn Chah, Ledi Sayadaw, Ajahn Plien Panyapatipo, Ajahn Sumedho, Ajahn Brahm, Bhikkhu Bodhi, Buddhadasa, Mahasi Sayadaw, Nyanaponika Thera, Preah Maha Ghosananda, Sayadaw U Pandita, Ajahn Amaro, Thanissaro Bhikkhu, Walpola Rahula, Bhante Henepola Gunaratana, e Bhante Yogavacara Rahula.
*
*
Um monge budista realizando cânticos de oração noiturnos dentro de um mosteiro localizado perto da cidade de Kantharalak, Tailândia (janeiro 2005).
*
As práticas monásticas
As práticas geralmente variam em diferentes sub-escolas e monastérios no teravada. 
Mas, no monastério da floresta mais ortodoxo, o monge geralmente modela sua prática e estilo de vida como o do Buda e sua primeira geração de discípulos por viver perto da natureza em florestas, montanhas e cavernas. 
Monastérios da Floresta ainda mantém vivas as antigas tradições através de conformidade com o código de disciplina monástica budista em todos os seus detalhes e desenvolvimento de meditação em florestas isoladas.
Em uma típica rotina diária no mosteiro durante o período de vassa, três meses, o monge tem de acordar durante madrugada e vai começar o dia com o grupo de cânticos e meditação. 
Ao amanhecer, os monges vão sair descalços para as aldeias próximas para receber esmolas e terão uma única refeição durante o dia e sempre antes do meio dia, comendo da tigela mendicante com a mão. 
*
Monge meditando em Angkor, Cambodia
*
A maior parte do tempo é gasto estudando o Dhamma e em meditação. 
Às vezes, o abade ou um monge sênior dará uma palestra do Dhamma aos visitantes. 
Leigos que ficam no mosteiro terão que respeitar os tradicionais oito preceitos budistas.
Após o término do período de Vassa, muitos dos monges vão sair para longe do mosteiro para encontrar um local remoto (geralmente na floresta), onde eles podem pendurar suas barracas e guarda-chuva, onde ele seja adequado para o trabalho de auto-desenvolvimento. 
Quando eles vão andando, andam descalços, e vão para onde eles se sentem inclinados. 
Somente aqueles requisitos que são necessários serão levados junto. 
Estes consistem geralmente da tigela mendicante, os três mantos, um pano de banho, uma tenda de guarda-chuva, mosquiteiro, uma chaleira de água, um filtro de água, um lâmina de barbear, sandálias, algumas pequenas velas e uma lanterna de vela.
Os monges não fixam os seus horários para meditação andando ou sentada, pois assim como eles estão livres eles começam a fazê-lo, nem determinar por quanto tempo eles vão para meditar. 
Alguns deles, por vezes, andam a pé desde o anoitecer ao amanhecer enquanto que em outros momentos eles podem andar por entre duas a sete horas. 
Alguns podem decidir jejuar durante dias ou ficar em lugares perigosos, onde vivem os animais ferozes, a fim de ajudar a sua meditação.
Os monges que têm sido capazes de alcançar um elevado nível de realização serão capazes de guiar os monges juniores e budistas leigos para os quatro graus de realização espiritual.
*
Shwedagon Pagoda emYangon, Burma
*
Devoto Leigo
Em páli a palavra para um homem devoto leigo é Upasaka.
 Upasika é o seu equivalente feminino. 
Uma das funções dos seguidores leigos, como ensinado pelo Buda, é cuidar das necessidades dos monges e freiras. 
Estão a assistirem os monges ou freiras a não sofrerem com a falta dos quatro requisitos: alimento, vestuário, abrigo e remédios.
 Como nem monges, nem freiras são autorizados a ter uma profissão, eles dependem inteiramente dos leigos para o seu sustento. 
No retorno para esta caridade, eles são esperados para levar uma vida exemplar.
Na Birmânia e na Tailândia, o mosteiro foi e ainda é considerado como um lugar de aprendizagem. 
Na verdade, hoje cerca de metade das escolas primárias na Tailândia estão localizadas em mosteiros.
 Rituais religiosos e cerimônias em um monastério são sempre acompanhadas por atividades sociais. 
Em tempos de crise, é para os monges que as pessoas trazem seus problemas para receberem um conselho.
Tradicionalmente, um monge habilidoso dará um sermão quatro vezes por mês: quando a Lua cresce e míngua e um dia antes das luas nova e cheia. 
Os leigos também têm uma chance de aprender a meditação dos monges durante estes tempos.
Também é possível para um discípulo leigo se tornar iluminado. 
Bhikkhu Bodhi observa que "Os Suttas e comentários registram alguns casos de discípulos leigos atingirem o objetivo final do Nirvana. 
Entretanto, estes discípulos atingem o estado Arahant à beira da morte ou entram na ordem monástica logo após a sua realização.
 Eles não continuam a morar em casa, como um chefe de família Arahant, porque a habitação comum é incompatível com o estado de alguém que tenha cortado todos os desejos.”
*
Influências
Segundo o lingüista Zacharias P. Thundy a palavra "Theravada" pode ter sido helenizada em "Therapeutae", para citar uma ordem cenobítica perto de Alexandria descrito em torno do primeiro século d.C. 
As semelhanças entre os Therapeutae e monasticismo Budista, combinando com as evidencias indianas de atividade missionária Budista para o Mediterrâneo em torno de 250 a.C. (o Éditos de Asoka). 
Os Therapeutae teriam sido os descendentes dos emissários de Asoka para o Ocidente, e teriam influenciado a formação inicial do cristianismo.
 No entanto, a enciclopédia Macmillan do Budismo afirma que as teorias das influências do Budismo no Cristianismo primitivo são, sem fundamentação histórica.
*
Wat Phra Buddha Baat, um templo Budista Theravada na Tailândia.
*
As ordens monásticas no teravada
Monges teravada geralmente pertencem a um nikaya particular, variadamente denominadas ordens monásticas ou fraternidades. 
Essas ordens diferentes não desenvolvem tipicamente doutrinas distintas, mas podem diferir na forma em a respeito das regras monásticas.
 Estas ordens monásticas representam linhagens de ordenação, normalmente traçando sua origem a um determinado grupo de monges, que estabeleceram uma nova tradição de ordenação em um determinado país ou área geográfica. 
No Sri Lanka a casta desempenha um papel importante na divisão em nikayas.
 Alguns países teravada nomearam ou elegeram um sangharaja ou Patriarca Supremo da Sangha, como o monge classificação mais alta ou mais velho em uma área particular, ou de um nikaya particular. 
O desaparecimento das monarquias resultou na suspensão destes postos em alguns países, mas patriarcas continuaram a ser nomeados na Tailândia. Birmânia e Camboja acabaram com a prática de nomear um sangharaja por algum tempo, mas a posição foi mais tarde restaurada, embora no Camboja foi terminada novamente.
Bangladesh:
Sangharaj Nikaya
Mahasthabir Nikaya
Burma (Myanmar):
Thudhamma Nikaya
Shwekyin Nikaya
Dvara Nikaya
Sri Lanka:
Siam Nikaya
Malwaththa
Asgiriya
Waturawila (ou Mahavihara Vamshika Shyamopali Vanavasa Nikaya)
Amarapura NikayaVárias Sub Ordens incluindo
Dharmarakshitha
Kanduboda (ou Swejin Nikaya)
Tapovana (ou Kalyanavamsa)
Ramañña Nikaya
Galduwa (ou Kalyana Yogashramaya Samsthava)
Delduwa
Tailândia e Cambodia
Maha Nikaya
Dhammayuttika Nikaya
*
Festivais e costumes
Festivais espirituais teravada:
Magha Puja
Vesakha Puja
Asalha Puja
Uposatha
Vassa (Retiro das Chuvas)
*
Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...