terça-feira, 5 de abril de 2011

Santa Dorotéia

Ficheiro:Francisco de Zurbarán 038.jpg
*
Santa católica, considerada virgem e mártir, tida pela devoção popular como a santa das flores. 
Nobre, muito rica e bem educada, Doroteia viveu em Cesaréia, capital da província romana da Capadócia e foi, segundo a lenda, martirizada por ser cristã no ano de 304 d.C., vítima das perseguições do Imperador Diocleciano.
A jovem teve, segundo a lenda, os pais martirizados no anfiteatro, fez um voto de castidade a Cristo e transformou a própria casa numa espécie de igreja, onde passava os dias em meio a jejuns e orações, e valendo-se da própria fortuna para fazer caridade aos pobres. 
Tanto zelo e piedade da jovem levavam os cristãos de Cesaréia a procurarem-na para os mais sábios conselhos. 
Isso fez com que seu nome fosse citado no Tribunal Romano como praticante da fé cristã.
Na época, segundo esse mito, governava o pretório de Cesaréia o nobre Fabrício, que mandou trazer a jovem à sua presença e a indagou a respeito de sua condição cristã. 
Como a bela moça respondesse sabiamente a todas as perguntas, alegadamente desarticulando as intenções dos juízes de ridicularizarem a religião cristã e muito zeloza de sua pureza, foi obrigada a viver durante uma semana na companhia de duas jovens licenciosas e perversas, de nome Crista e Calista, mas a constância de Dorotéia acabou por convertê-las à fé cristã e ambas foram mortas.
Não satisfeito com isso, segunda a lenda, Fabrício lhe imputou a pena capital: a morte pela espada. 
Ao escutar a moça dizer que iria para o céu onde era eterna a primavera, um dos pretores, de nome Teófilo, zombou dela dizendo: 
"Pois já que vais ao jardim de teu esposo onde a primavera é eterna, envia-me de lá frutos e rosas perfumadas".
Dorotéia prometeu realizar sua vontade. 
Antes de a espada dobrar sobre sua cabeça, ela rezou e pediu a Deus que realizasse sua promessa. Apareceu-lhe subitamente um anjo, tendo às mãos uma cesta com três belas maçãs e três perfumadas rosas. Dorotéia tomou um lenço, enxugou com ele o suor e entregou-o ao anjo, dizendo-lhe:
 "Vai e leva a Teófilo e diz que Dorotéia, serva de Cristo, lhe envia os frutos e as flores que ele pediu. 
E diz também que, se ele quiser mais, que vá ter com ela no paraíso".
Dito isso, o anjo desapareceu e a espada caiu sobre Dorotéia, que subiu radiante ao céu. 
No tribunal, segundo esse mito, Teófilo continuava a zombar do caso de Dorotéia quando lhe apareceu o anjo e transmitiu-lhe o recado da virgem cristã. 
Assombrado com o estupendo milagre de receber as maçãs e as rosas, em época de inverno rigoroso, Teófilo se converteu e, pedindo perdão a Deus e a Dorotéia, também morreu mártir.
Não existe qualquer comprovação científica da veracidade dessa lenda, nem mesmo de que a mitológica Dorotéia tenha sequer existido.
 Era o dia 6 de fevereiro de 304. 
Acredita-se que o corpo da donzela cristã repousa na igreja que leva seu nome em Roma.
*
Oração
Santa Dorotéia, que conservastes com cuidado o lírio da pureza, obtende a bondade do Senhor, de conservar íntegra em nosso coração a virtude da castidade, para possuir contigo a alegria do Paraíso (Glória ao Pai). 
Santa Dorotéia, que com o exemplo e a palavra conservastes o Evangelho as tuas irmãs, conceda-nos a graça de sermos mensageiras de Deus, capazes de anunciar Sua Palavra com amor aos irmãos, para conduzi-los à estrada da justiça e da santidade. 
Gloriosa Mártir Santa Dorotéia, que do céu mandaste um cesto de frutos e flores ao seu perseguidor Teófilo, e ele, experimentando no íntimo da alma a tua bondade e a tua glória, se converteu ao cristianismo, obtende-nos a graça de vivermos fielmente o nosso batismo, anunciando à todos a fé e, levar assim, o nosso atributo para realizar na terra a paz e o amor. 
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. 
Amém.
*
Fonte de Pesquisa:
*
Ficheiro:Francisco de Zurbarán 038.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...