sexta-feira, 15 de abril de 2011

Nobre Caminho Óctuplo (Budismo)

*
O Dharmachakra representando o Nobre Caminho Óctuplo.
*
O Nobre Caminho Óctuplo é, nos ensinamentos do Buda, um conjunto de oito práticas que correspondem à quarta Verdade Nobre do Budismo. 
Também é conhecido como o "caminho do meio" porque é baseado na moderação e na harmonia, sem cair em extremos
Essas oito práticas estão descritas nesta passagem.:
“Agora, bhikkhus, esta é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento: é este Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta." -- SN LVI.11
O nobre caminho óctuplo é uma técnica usada para erradicar a ganância, o ódio e a ilusão. 
Em todos os elementos do nóbre caminho óctuplo a palavra "Correto" é uma tradução da palavra samyañc (Sânscrito) ou sammā (Pāli), que denota plenitude, e coerência, e que possui o sentido de "perfeito" ou "ideal".
 No simbolismo budista, o nobre caminho óctuplo é frequentemente representado pela roda do dharma, cujos oito aros representam os oito elementos do caminho.
*
*
A roda do Dharma, frequentemente usada para representar o nobre caminho óctuplo
*
Significado
Compreensão correta: 
Conhecer as Quatro Nobres Verdades de maneira a entender as coisas como elas realmente são, e com isso gerar uma motivação de querer se liberar de dukkha e ajudar os outros seres a fazerem o mesmo.
*
Pensamento correto:
Desenvolver as nobres qualidades da bondade amorosa, não tendo má vontade em relação aos outros, não querendo causar o mal (nem em pensamento), não ser avarento, e em suma, não ser egoísta.
*
Fala correta:
 Abster-se de mentir, falar em vão, usar palavras ásperas ou caluniosas, e ao invés disso, falar a verdade, ter uma fala construtiva, harmoniosa, conciliadora.
*
Ação correta:
Promover a vida, praticar a generosidade e não causar o sofrimento através de práticas moralistas.
*
Meio de vida correto:
Compreender e respeitar o próprio corpo, olhar os outros com amor, compaixão, alegria e equanimidade, que são as quatro qualidades incomensuráveis, e na prática do dia-a-dia, praticar os seis paramitas da generosidade, ética, paz, esforço, concentração e sabedoria. 
Também inclui ter uma profissão que não esteja em desacordo com os princípios.
*
Esforço correto:
 Praticar autodisciplina para obter a quietude e atenção da mente, de maneira a evitar estados de mente maléficos e desenvolver estados de mente sãos.
*
Atenção correta:
 Desenvolver completa consciência de todas as ações do corpo, fala e mente para evitar atos insanos, através da contemplação da natureza verdadeira de todas as coisas.
*
Concentração correta:
A partir da concentração, a mente entra em estado contemplativo e em seguida vem o nirvana.
*
*
As três divisões do caminho
[Visakha, um leigo, ex-marido da Ven. Irmã Dhammadinna:] "Senhora, e os três agregados [da virtude, concentração e discernimento] estão incluídos no Nobre Caminho Óctuplo, ou está o Nobre Caminho Óctuplo incluído nesses três agregados?"
[Ven. Irmã Dhammadinna:] "Os três agregados não estão incluídos no Nobre Caminho Óctuplo, amigo Visakha, mas o Nobre Caminho Óctuplo está incluído nos três agregados. 
Linguagem correta, ação correta, e modo de vida correto - esses estados estão incluídos no agregado da virtude. 
Esforço correto, atenção plena correta, e concentração correta - esses estados estão incluídos no agregado da concentração. 
Entendimento correto e pensamento correto - esses estados estão incluídos no agregado da sabedoria."
-- MN 44
A Iluminação é alcançável somente por aqueles que seguem este caminho
Em qualquer doutrina e disciplina em que o nobre caminho óctuplo não seja encontrado, nenhum contemplativo da primeira ... segunda ... terceira ... quarta ordem [que entrou na correnteza, com um retorno, sem retorno, ou arahant] é encontrado. 
Agora, Subhadda, neste Dhamma e Disciplina o nobre caminho óctuplo é encontrado, contemplativos da primeira … segunda … terceira … quarta ordem são encontrados. 
O nobre caminho óctuplo é encontrado nesta doutrina e disciplina e exatamente aqui existem contemplativos da primeira … segunda … terceira … quarta ordem.
 Essa outras seitas estão desprovidas de verdadeiros contemplativos; mas se nesta, os bhikkhus viverem a vida com perfeição, o mundo não ficará vazio de Arahants.”
-- DN 16.5.27
*
Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...