sexta-feira, 25 de março de 2011

O Poder Das Ervas (Arruda)


*
A natureza é passiva, é mãe de amor, que nos ampara no seu colo como um filho querido.
 Pela vontade de Deus fomos criados, e pelo amor e sabedoria da Natureza nos mantemos vivos.
 Se soubermos pedir, ela nos dará tudo que desejarmos.
Por isso é muito importante saber o quê e como pedir, para que não nos arrependamos depois.
*
A arruda (Ruta graveolens) é uma planta da família das Rutáceas.
Também é denominada como arruda-fedorenta, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, ruta-de-cheiro-forte.
Subarbusto muito cultivado nos jardins em todo o mundo, devido às suas folhas, fortemente aromáticas. Atinge até um metro de altura, apresentando haste lenhosa, ramificada desde a base. 
As folhas são alternas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas, de até 15 cm de comprimento. 
As flores são pequenas e amareladas. 
O fruto é capsular, de quatro ou cinco lobos, salientes e rugosos, abrindo-se superior e inteiramente em quatro ou cinco valvas.
A medicina popular indica-a nos casos de supressão da menstruação, por seu efeito fortemente emenagogo. Também possui efeitos abortivos.
Suas folhas são utilizadas como chá com fins calmantes. 
Na forma de infusão (20 gramas para um litro de água), ou empregando-se as folhas secas em pó, combate os piolhos.
Uma crença popular de raiz africana, remontando aos tempos coloniais, dita que os homens usem um pequeno galho de folhas por cima de uma orelha, ou que um galho das mesmas seja mantida no ambiente, para espantar maus espíritos.
Desde a antiga Grécia, era usada para afastar doenças contagiosas.
 Os escravos africanos usavam-na contra mau-olhado. 
A igreja, no início da era cristão, fazia raminhos de arruda para espargir água-benta nos fiéis.
É ótima para tratar conjuntivite. 
Macerar as folhas, acrescentar água fervida ou mineral e passar nos olhos, embebida num chumaço de algodão, várias vezes ao dia.
Na antiga Roma a arruda (ou alguma das espécies do gênero Ruta) era usada como tempero para carnes.
Arruda é bom para refrescar as vistas que estão irritadas. 
Basta socar um galhinho de arruda no fundo do copo e encher o copo de água gelada e ir pingando nos olhos aos poucos com ajuda de um algodão.
*
Ficheiro:Ruta graveolens3.jpg
*
Quanto às propriedades medicinais da arruda é interessante: divulga-se que a planta apresenta propriedades muito ligadas ao desejo sexual masculino e feminino, mas de formas diferentes: seria um "antiafrodisíaco" para os homens e um excitante pare as mulheres Ainda não foi possível comprovar a veracidade dessas indicações, entretanto, nos escritos, datados de 1551, de Hieronymus Bock, considerado um dos primeiros botânicos da historia, havia a recomendação, para que monges e religiosos ingerissem arruda, misturada aos alimentos e as bebidas, para garantir a pureza e castidade.
A verdade é que esta planta era realmente muito abundante nos jardins dos mosteiros.
Uma substância chamada rutina é a responsável pelas principais propriedades da arruda.
Ela é usada pare aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, evitando rupturas, e por isso é indicada no tratamento contra varizes.
Popularmente, seu uso é indicado para restabelecer ou aumentar o fluxo menstrual e,
 também, para combater vermes.
Como uso tópico, o azeite de arruda, obtido com o cozimento da planta, é aplicado para aliviar dores reumáticas O aroma forte e característico da planta, detestado por muita gente, é considerado um ótimo repelente, por isso a arruda é colocada em portas e janelas parem espantar insetos.
Apesar das propriedades medicinais conhecidas ha séculos, o uso interno desta planta e desaconselhado, pois em grandes quantidades, a arruda pode causar hiperemia dos órgãos respiratórios,
 vômitos, sonolências e convulsões.
O efeito considerado "anticoncepcional" na verdade é abortivo, pois provem da inibição da implantação do óvulo no útero, entretanto a ingestão da infusão preparada com a arruda para esta finalidade é muito perigosa e pode provocar fortes hemorragias.
Por incrível que pareça, a arruda também teve muita aplicação na culinária: suas sementes e folhas eram usadas pare enriquecer saladas e molhos, em virtude das boas doses de vitamina "C" contidas na planta.
 Seu uso era considerado uma defesa contra o escorbuto.
 Além disso, a planta também servia para aromatizar vinhos.
No sul da Europa, as raízes da arruda eram adicionadas a um tipo de bebida chamada “grappa” para funcionar como um licor digestivo”.
*

*
Promove a queima interna ativando o elemento fogo dentro de nós. 
Dissipa os elementos densos e negativos e limpa os nossos arquivos, trazendo consciência plena de nossos potenciais, inclusive os espirituais.
A fama da arruda já percorre a muito tempo,em culturas muito antigas vemos referências do seu poder contra as más vibrações e seu uso em magia e religiões.
Na Grécia se usava arruda para enfermidades ,mas principalmente contra o mal.
As romanas carregavam galhinhos de arruda nas mãos para se defenderem de enfermidades contagiosas e males que ultrapassava-se qualquer mal fisíco,o mal olhado,feitiçarias ...
Na idade média a arruda era usado contra as feiticeiras, e usava-se para aspergir água benta.
Fazendo a pesquisa deu para se notar fatos impressionantes do uso mágico desta plantinha.
 William Shakespeare, na obra Hamlet, se refere a arruda como sendo "a erva sagrada dos domingos". Dizem que ela passou a ser chamada assim, porque nos rituais de exorcismo, realizados aos domingos, costumava-se fazer um preparado a base de vinho e arruda que era ingerido pelos "possessos" antes de serem exorcizados pelos padres.
A fama atravessou séculos e fronteiras, e no tempo do Brasil Colonial a arruda já podia ser vista com freqüência repetindo a performance dos tempos antigos, só que, desta vez, associada aos rituais africanos. Numa famosa obra intitulada “Viagem Histórica e Pitoresca ao Brasil, o artista Jean Debret retrata o comércio da arruda realizado pelas escravas africanas.
 O galho de arruda era vendido como amuleto para trazer sorte e proteção.
 E não eram apenas as escravas que usavam os galhinhos da planta ocultos nas pregas de seus turbantes, as mulheres brancas colocavam o galhinho estrategicamente escondido nos seios.
*
Um banho de arruda transmuta energias negativas em positivas, qualquer erva,deve ser respeitada ,bem armazenada, pois ela é um ser vivente que nos traz muitas propriedades para o corpo e alma.
Então antes de colhê-las, não podemos esquecer de pedir permissão.
Pedir?
Sim meus amigos (as) você não iria gostar que alguém entrasse em sua casa e pegasse algo seu sem pedir,não é mesmo?
Então peça autorização na hora de colher e seja grato pelo benefício que ela irá trazer para você, a gratidão por menor que seja é sempre muito bem vista pelo mundo espiritual.
Espero que tenham gostado!
Bjos!
*
Fonte de pesquisa:
Wikipédia
Fonte: Revista Tempo Verde 
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...