sexta-feira, 8 de abril de 2011

Xangô e seus Desdobramentos

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Xangô
Pintura feita pela artista em temas espiritualistas:
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Xangô
Orixá da justiça, do discernimento, do conhecimento, do estudo de maneira geral, do método,do equilíbrio de forças ligadas a questões de Justiça e questões burocráticas. Orixá da paz e da religião.
O dia da semana dedicado a Xangô é a quarta-feira, por ter sido associado ao planeta *Mercúrio*, que rege a quarta-feira e é o planeta da energia mental.
Os seus elementos são o ar e a terra, seu reino a pedreira e a força da natureza que o representa é o trovão. Suas cores são o marrom, o cinza (as cores das pedreiras) e ainda o roxo (a cor que o Orixá vibra e irradia, denotando assim grande equilíbrio e sentido de religiosidade).
A Orixá de equilíbrio, ou Orixá par ou ainda complementar, é Iansã; porque enquanto Xangô é o método, Iansã é o pensamento rápido, a flexibilidade.
O seu dia é 30 de setembro por ter sido sincretizado no Rio de Janeiro com São Jerônimo.
Entretanto, dependendo do rito, Xangô também é sincretizado com São Pedro, São João e Santo Antônio, mas para nós o que importa verdadeiramente é a vibração de Xangô, pura e simplesmente.
Existem inúmeros desdobramentos de Xangô, mas não estão relacionados somente as combinações de outras forças, mas ao equilíbrio das mesmas (poderíamos ousar afirmar que esta seria a principal função deste Orixá em nível de natureza), assim temos: (citarei alguns desdobramentos de Xangô)  Xangô Djacutá – regência geral da linha de Xangô (sem sincretismo).
 Grosso modo seria a própria pedreira. Harmonia com Oxoce.
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Xangô Alafim-Eché – corresponde a São Jerônimo, dia 30 de setembro. 
A especialidade dos seus enviados reside em auxiliar oradores intelectuais. 
Este desdobramento consiste na atuação junto a necessidade de fazer cessar as tempestades (atuando como energia refreadora) atuando em harmonia com Iansã.
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Xangô Alufam – corresponde a São Pedro, dia 29 de junho. Encaminhador das almas desencarnadas, atuando juntamente com Omulu na justiça e organização dessa atividade.
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Xangô Agodô – corresponde a São João Batista, dia 24 de junho. 
Preside as cerimônias de fé e de batismo. 
Grande auxiliar das intuições puras, atuando harmoniosamente com Oxum.
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Xangô Aganju – corresponde a São José, dia 19 de março.
 Protetor dos lares e da harmonia conjugal atuando harmoniosamente com Iemanjá.
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Xangô Abomi – corresponde a Santo Antônio, dia 13 de junho.
Esse desdobramento atua principalmente no equilíbrio de raciocínio e método.
Evocado com grande êxito nas horas de grande aflição.
Atuando em harmonia com Ogum.
Importante ressaltar que as definições ou descrições dos diferentes desdobramentos de Xangô, assim como com os dos demais desdobramentos de cada Orixá, são apresentadas muito mais com objetivos didáticos do que litúrgicos, pois a essência de cada Orixá permanece sempre a mesma em todos os seus desdobramentos e momentos de atuação.
Saudação: Kaô Kabecile! Kaô Kabecile = Salve o Rei (senhor) de Oyó (cidade na África) ou ainda
para Pierre Verger: "Venham ver e admirar o Rei."
Características básicas dos regidos por Xangô: pensamento rígido e metódico.
Têm grande senso de justiça, são pessoas equilibradas, contidas e reservadas e têm facilidade no estudo, e de concentração.
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*Mercúrio – palavras chaves: Energia mental. 
A sua energia está associada à atividade mental. 
Mercúrio se move rápido, tão rápido como os pensamentos.
 (do livro Calendário Cósmico de Stellrius – editora Nova Era). 
Representa, no ser humano, o pensamento, reflexão, análise e troca de idéias. 
Se não houvesse Mercúrio, não haveria a mente racional e o homem seria puramente instintivo.
 É a capacidade de aprender e assimilar suas experiências e achar um meio de comunicá-las por em prática, e também de comunicar seus pensamentos.
 Tem a natureza dupla do pensamento interior e da comunicação exterior. 
(do livro Conhecimento da Astrologia – Manual Completo de Anna Maria Costa Ribeiro)
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Do Livro: Umbanda, Mitos e Realidade 
Autor MÃE IASSAN AYPORÊ PERY
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