quinta-feira, 3 de março de 2011

Astrologia Cigana 1

*
As dimensões do Cosmo são tão grandes que seutilizássemos as unidades de distancia familiares, como metros ou milhas, escolhidas pela sua utilização na Terra, fariam pouco sentido. 
Medem-se então as distâncias com a velocidade da luz. Assim, como poderiam entender sobre o Cosmo, a caminhada das estrelas, o Sol e a Lua, gente que vivia numa terra dividida em castas, cheia de religiões pagãs e mitos tribais, como os ciganos?
Como poderiam entender de luas e saber de sóis os caldeus, os pais da astrologia? 
Mesmo assim eles tentavam. 
Armavam seus observatórios toscos e perscrutavam as estrelas. 
Destas pesquisas nasceu a astrologia, pseudociência, mas que tem adeptos em todo o mundo e que traz alguma verdade, pois é algo sentido e não racionalizado pelos antigos.
Assim como não entende o Cosmo, o homem não pode entender a Deus; no entanto, tenta, cria, sonda e procura voltar-se sempre para Deus. 
Daqui da Terra, lugar de céus azuis de nitrogênio, oceanos de água verde, tépidas florestas e prados ondulantes, um mundo positivamente belo, nós, seres humanos, buscamos a Deus. 
Assim, os ciganos, como todos os povos da Terra, amam a Deus e sabem que como criaturas criadas tem de haver um Criador. 
E através da observação dos astros criaram sua astrologia pouco ou nada divulgada no Ocidente.
 Não é uma ciência, como logicamente o é a Astronomia; tem falhas, mas em relação ao tipo humano dos caldeus é divulgada por toda a parte, mas tem também mistérios e seus encantos.
Como a astrologia dos caldeus, a dos ciganos tem também doze signos.
 Cada um deles tem suas características, planetas regentes, influências e lendas.
 Não nasceu no entanto de Cláudio Ptolomeu que a criou dos restos das crenças babilônicas enquanto trabalhava na famosa Biblioteca de Alexandria.
 Foi criada pelos kakus (feiticeiros) ciganos em suas caminhadas pelas estradas banhadas de luar e pelas lendas vindas da velha e misteriosa Índia.
A astrologia é a arte de predizer os futuros acontecimentos humanos pela posição das estrelas ou de outros corpos celestes. 
*
Seu estudo começou nas antigas civilizações mesopotâmicas e a crença na eficácia desta arte espalhou-se para a Grécia, no século IV antes de Cristo, e para Roma antes da era cristã. 
Na índia e na China a astrologia incorporou largamente as teorias e crenças dos gregos, do mesmo modo que no Egito, a partir de Cláudio Ptolomeu e seus estudos na Biblioteca de Alexandria. 
A astrologia grega, desenvolvida pelos árabes no século VII e VIII, teve grande influência na Europa.
Quando os árabes invadiram a Índia no século VIII levaram consigo esta astrologia que os ciganos aprenderam e acrescentaram a ela suas observações pelas caminhadas.
Na Babilônia ela era considerada um dos meios para conseguir interpretar a vontade dos deuses. 
O segundo meio era o exame das entranhas dos animais sacrificados. Está ligada aos antigos cultos do Sol e da Lua e da dependência dos céus para a fortuna e a colheita. 
Além do Sol e da Lua, a astrologia se baseava nos cinco planetas então conhecidos e em algumas estrelas mais importantes. 
Assim, ela era baseada em conhecimentos astronômicos empíricos.
 Não é uma ciência e sim uma arte adivinhatória, onde vale mais a sensibilidade do que a razão.
Os gregos foram os primeiros a traçar horóscopos individuais, tendo por base a posição dos planetas. 
Em sua estada na Grécia, os ciganos, sempre ligados em assuntos místicos, aprenderam algo desta técnica.
Como os babilônios, os ciganos aceitam a teoria da elipse, representando o curso do Sol durante o ano, dividida por doze constelações, cada divisão com trinta graus. 
Pesquisas atuais revelam que o fenômeno da precessão dos equinócios já era conhecido pelos astrônomos da Babilônia. Os árabes divulgaram e acrescentaram fatos a estas teorias. 
Cores, metais, pedras, plantas e animais foram ligados a cada planeta e a cada signo.
 Dos planetas, idêntica associação de idéias abrangeu as constelações do Zodíaco, que, em um estágio mais avançado da astrologia, foram colocadas em pé de igualdade com os planetas quanto à influência sobre os horóscopos individuais.
Assim também a cada um dos doze signos do Zodíaco atribuem-se características e influências próprias.
 As influências benéficas ou maléficas de cada planeta, juntamente com as do Sol e da Lua, são modificadas pelo signo presente do horóscopo.
 Dessa forma, Júpiter pode mostrar riqueza num signo e fama ou beleza em outro. 
Saturno pode indicar pobreza em um, má sorte em outro, feiúra em outro ainda.
Os ciganos, como todos os povos místicos, levam a sério a astrologia. Inicialmente havia só cinco planetas influindo; hoje sabem que existem mais quatro gra-vitando em tomo do Sol. Toda a astrologia antiga acreditava também na força dos quatro elementos: terra, cor marrom; ar, azul; água, verde; fogo, vermelho. Tentando conhecer as leis dos céus ou suas regras, os ciganos, os caldeus, os magos e pensadores antigos buscavam encontrar respostas que até hoje ainda estão encobertas. 
Mesmo os maiores astrônomos atuais não conseguiram ainda entender muito do Cosmo, dos planetas e das constelações.
*
MARIA HELENA FARELLI
Todos os créditos a Autora do livro e a Editora.
Texto retirado do livro:
Astrologia dos Ciganos
( e sua magia)
Capítulo 2, pagina 37. Ed. Luz de Velas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo Filhos do Vento,deixe seu comentário envolvido numa aura de pura alegria.
Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...